Eita que dúvida. Pessoal, me esclarece um pouco mais o que é Celibato!

Então amigos, para falarmos desse assunto temos que ter em mente dois conceitos: Doutrina - é a regra a ser seguida, e a disciplina - o modo de agir da regra, sem ferir a doutrina. Não ficou bem claro? Vamos exemplificar. Usar saia é uma disciplina, mas ser comportado no que você veste é uma doutrina.
O Celibato é uma disciplina interna da igreja. Mas por que a Igreja adotou essa disciplina? Simples. Vamos pensar.
Que pai iria conseguir fazer com que a Igreja fosse sua preocupação principal? Que pai iria deixar o filho passar mal se o ele estaria celebrando e seu filho em casa precisando do seu auxílio?
Essas são algumas das poucas peguntas a serem feitas para justificar essa disciplina. "O Sacerdote deve ser 100% Igreja".
Cristo era um exemplo de celibatário, e assim os presbíteros e bispos viram que essa era uma condição próxima do Salvador e que seria eficaz nos trabalhos de evangelização.. E é nesse sentido que o concilio de Elvira recomenda o Celibato.
Mas não vai de encontra com a natureza humana? Obviamente que não. A não ser que vamos resumir o homem como uma mera função sexual, quase animalesca. 
Mas a Bíblia nos fala "Crescei e multiplicai-vos". Ora, é um mandamento para toda a humanidade em geral, e não para cada indivíduo. Se fosse assim, São João Batista, São Paulo e até o próprio Jesus estariam em desobediência. 
Vemos muitos textos que exalam o Celibato: (Mt 19,12); (1cor 7, 7-8); (1cor 7, 27); (1cor 7, 32-35).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...