Crisma

Nascidos para a vida da graça pelo Batismo, é pelo Sacramento da Crisma que recebemos a maturidade da vida espiritual. Ou seja, somos fortalecidos pelo Divino Espírito Santo, que nos torna capazes de defender a nossa Fé, de vencer as tentações, de procurarmos a santidade com todas as forças da alma.Pelo Batismo nós nascemos, pela Crisma nós crescemos na vida da graça. Pelo Batismo nós nascemos, pela Crisma nós crescemos na vida da graça.                               Jesus institui o Crisma porque os Apóstolos administraram este Sacramento, como aparece nos Atos dos Apóstolos (cf At 8, 14) e porque a Igreja sempre ensinou esta verdade. Vejam o que já ensinava S. Cipriano, Bispo martirizado no ano 258: “Os batizados serão conduzidos aos Bispos, a fim de, por sua oração e imposição das mãos,
receberem o Espírito Santo, e pelo selo do Senhor, serem perfeitos.”
A matéria que usamos no Crisma é o óleo da oliveira (azeite), misturado com um bálsamo perfumado e abençoado solenemente pelo Bispo na Quinta-feira Santa. E a forma é: Eu te marco com o Sinal da Cruz e te confirmo com o Crisma da Salvação, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Após realizar este gesto, o Bispo dá um leve tapa no rosto da pessoa, para significar que ela é soldado de Cristo, tendo o dever de suportar pacientemente, em nome de Jesus, toda sorte de sofrimentos e de injúrias, defender a Fé quando atacada e conhecer a doutrina. 
Só quem pode realizar essa cerimônia é um Bispo, pois é o pai de todos os fiéis, aquele que lhes confere a maturidade da vida da graça. Só em casos extremos o Padre pode fazer.
As graças que recebemos do Crisma são inúmeras: Aumento da graça santificante; recebemos de modo novo e especial o Divino Espírito Santo, com seus sete dons sagrados; imprime o caráter de Soldados de Cristo. 
Os dons que recebemos do Crisma são 7 : Temor de Deus, Piedade, Fortaleza, Conselho, Ciência, Inteligência e Sabedoria. (depois falaremos de modo particular de cada um).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...