Reflexão do Evangelho de (cf. Mt 28, 16-20)

Irmãos!
Iniciamos a celebração em nome da Trindade que nos convoca, nos acolhe e nos reúne como seu povo  santo consagrando ao louvor do corpo de cristo, e templo do espírito santo. A celebração da festa da Santíssima Trindade é a renovação da aliança com seu pai que nos criou e nos libertou, entregando-nos o dom da vida plena em  Jesus cristo seu filho amado, o verbo encarnado que, por sua  morte  e ressurreição nos deu o dom do seu espírito.
Somos chamados a renovar o compromisso batismal porque fomos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e mergulhados no amor trinitário. A nossa vocação é sermos comunidade ícone da SS Trindade, sinais de comunhão, de ajuda mútua, de partilha e de solidariedade, num mundo completamente dividido, individualista,
ganancioso, desesperado e violento. Somos testados fabricar deuses e nos submetemos a seus caprichos e seduções. Aceitamos esses ídolos que nos são impostos e que favorecem a uns poucos  e geram a morte de muitos. Em consequência, amargamos a exploração, opressão e a violência. O Deus  verdadeiro é Javé.  Ele é o Deus que liberta para que todos tenham vida. Ele é nosso parceiro e libertador, é um Deus que é comunidade, que mora na comunidade, que ensina a viver  em comunidade e que nos salva em e com a comunidade.
A Igreja celebra a páscoa do Senhor, o Salvador, e por ele dá graças ao Pai o criador, no Espírito de amor santificador. É na celebração da páscoa e pela nossa participação que mergulhamos no mistério inefável da Trindade fonte e meta do peregrinar da humanidade. E assim Deus, nosso pai, nos dar o reino em herança adotando-nos como filhos e filhas e ele elimina, pelo espírito de Jesus, o medo que nos escraviza e aprisiona. Esse Deus se revela na prática das comunidades que vão refazendo os gestos de Jesus até que o mundo seja transformado e tudo  se torne posse da Trindade.
Irmãos, o mesmo Jesus que subiu ao monte para proclamar as bem aventuranças, agora acolhe sobre o monte os onze que serão enviados para todos os povo como suas testemunhas. Jesus parte para a glória no coração do pai e nós, discípulos de ontem e os de hoje, partimos para a missão no coração do mundo.


Frei Raymundo Carvalho
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...