Os Sacramentos

Olá pessoal! Nesse menu de catequese o primeiro assunto que trataremos é o sacramento de forma geral e depois iremos aprofundar em cada um dos sete. Boa leitura.

O Sacramento é um sinal sensível, instituído por Jesus para nos dar a graça santificante e a graça de cada sacramento, realizada na cerimonia da Igreja, que são: Batismo, Confirmação, Eucaristia, Reconciliação, Unção dos enfermos, Matrimônio e Ordem. Mas pessoal do blog, para mim ainda não não ficou bem claro. Será que daria para explicar mais mastigado?
Sim. Vamos por partes.
O sacramento é um sinal sensível, mas o que é um sinal sensível? Sinal sensível é tudo que pode ser percebido, ser visto, tocado, etc. Todos os sacramentos têm o sinal sensível. Por exemplo: quando vemos na Igreja um bebê ou um adulto tendo a água derramada na cabeça, vemos que se trata do Batismo. Esse sinal é dividido em dois: matéria - que é o que o ministro utiliza para realizar a cerimônia; forma -  que é a frase dita na cerimônia. (Nós iremos distinguir e exemplificar quando formos falar de cada um).
E o que é graça santificante e graça de cada sacramento? Essa é a parte invisível e a mais importante. A graça santificante está estreitamente ligada a presença de Deus em nossa alma e sua ajuda ligada a cada sacramento. Por exemplo: no Batismo nós não podemos ver que ficamos limpos do pecado original, mas água (sensível) mostra que a alma ficou limpa que é a graça do batismo. A graça de cada sacramento realiza aquilo que ela significa, independente da nossa fé ou convicção. Quando é usada a água do batismo , ela exprime com toda a força a limpeza da mancha do pecado original.
Esses Sacramentos só têm poder porque Jesus os instituiu. Ele primeiro Os fez, e depois transmitiu aos apóstolos para que fizessem e realizassem.

                            Salve Maria!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...