Meu povo, qual a origem e quem são os autores da Lei (pentateuco) da Bíblia? (Última parte)

Continuando a falar sobre a origem e a autoria do Pentateuco, surge mais duas fontes:
3- A fonte sacerdotal - representa os Sacerdotes e os Levitas ligados (pelo menos até certa data) ao templo. Suas características principais são: genealogia, cronologia, números e a linguagem repetitiva. Sublinha claramente a transcendência e a soberania divina sobre a criação (cf. Gn 1). Embora esteja presente em todo o Pentateuco, esta fonte identifica-se sobretudo com o livro do Levítico.
4- A fonte Deuteronomista - representa a tradição profética, da qual sugiram os movimentos de reforma religiosa em Israel e Judá, sendo que nessa ocasião surgiu o primeiro esboço do livro de Deuteronômio  (cf. Dt cap12- cap 26). Depois foi concluído, pela mesma "escola", o livro de Deuteronômio, e foram feitas as historiografias deuteronomista (são os livros de: Js
; Jz; Sm; Rs). Suas características são: é retórico com a caracteristica de fórmulas como "ouve, Israel", "o Senhor teu Deus", "a terra onde colhe leite e mel" etc. Insiste na centralização do culto em Jerusalém, na eleição gratuita de Israel e no amor de Deus. 
Pra terminar, lembro que  a redação final conservou o estilo, o espírito e a teologia da tradições que recolheu. Não eliminou as incongruências e guardou certas partes em duas versões (a promessa de Abraão Gn 15 ; Gn 17, 1-8) e até em 3 versões (a aventura da mulher do patriarca Gn 12, 10-20 ; 20, 1-18; 26, 7-11). A anteposição da criação do ser humano (Gn 2, 4b-25) e a criação do universo (Gn cap 1).

"O que mais importa é saborear o conjunto que foi acolhido e transmitido pela comunidade de fé."


(Como disse no começo isso é somente uma síntese para fins de estudo. Quem quiser um maior aprofundamento vá nesse blog e pesquise http://teologiabiblica.wordpress.com/.)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...