Meu povo, qual a origem e quem são os autores da Lei (pentateuco) da Bíblia? (Primeira parte)

(Lembro que é somente uma síntese do assunto, espero que gostem)


A tradição por muito tempo atribuiu a autoria do pentateuco a Moisés, mas estudos mais detalhados e recentes mostraram que a obra recolhe as tradições que vão desde os patriarcas até o exílio na Babilônia, onde recebeu a redação final. Pode-se dizer que Moisés está no começo mas não está no fim do Pentateuco.
No resumo dos estudos, podemos distinguir 4 tradições que estão harmoniosamente ligadas e entretecida assim como fios de um tecido. Na redação final, os redatores quiseram deixar essas tradições se ouvirem, e é com esse intuito que ela é lida na festa das Tendas organizadas por Esdras (cf. Ne 8-9).
O Pentateuco, como já dissemos, é um rio alimentado por 4 fontes:
1- A fonte Javista - se caracteriza, principalmente, porque usa o nome próprio de Deus, Javé, desde o início, bem antes da revelação do "Nome" a Moisés (Gênesis 15,2). Ele fala da história do Paraíso e do pecado original; o relato sobre os “filhos de Deus e as filhas dos homens”; o dilúvio, Noé e a vinha; parte da lista das nações; a torre de Babel; a vocação de Abraão e sua viagem a Hebron; a promessa da terra e de uma numerosa posteridade; Agar e Ismael; os hóspedes de Abraão; a destruição de Sodoma e Gomorra; Ló e suas filhas; o nascimento de Isaac; a corte de Rebeca; a história de Isaac; Esaú e Jacó; o nascimento dos filhos de Jacó; Jacó e Labão; Jacó em Siquém; a genealogia edomita; José e seus irmãos; José no Egito; a bênção de Jacó; a opressão de
Israel no Egito; o nascimento e a vocação de Moisés; provavelmente, sete das dez pragas; a passagem pelo mar; a viagem do mar ao Sinai; as codornizes e o maná; uma breve notícia da teofania do Sinai; o bezerro de ouro; os mandamentos (Ex 34); a partida do Sinai; o envio dos exploradores à terra de Canaã; a rebelião de Datã e Abiram; a viagem de Cades a Moab; os oráculos de Balaão; a adoração de Baal Peor; a luta entre as tribos orientais e ocidentais; a morte de Moisés. Sua linguagem é *concreta,* imaginativa e seu conceito de Deus, familiar *antropomórfico.(cf. Gn 2-3)
2- A fonte Eloísta - se caracteriza, principalmente, por usa o "Nome" genérico de Deus Elohim, deixando Javé para depois da revelação a Moisés. Sua concepção de Deus é mais "severa", de onde surge a necessidade de intermediários na comunicação de Deus com os seres humanos: anjos, profetas, sonhos. Fala da história da aliança de Abraão; nascimento de Isaac, o repúdio de Agar; o sacrifício de Isaac; a corte de Rebeca; Esaú e Jacó; Jacó em Betel; o casamento de Jacó; o nascimento dos filhos de Jacó; Jacó e Labão; José e seus irmãos; José no Egito; a morte de Jacó; a opressão no Egito; nascimento e vocação de Moisés; provavelmente cinco das dez pragas; a passagem pelo mar; a viagem ao Sinai; a estada no Sinai; o bezerro de ouro; a partida do Sinai; as codornizes e o maná; os exploradores; a rebelião de Datã e Abiram; a viagem de Cades a Moab; a adoração de Baal; luta entre as tribos orientais e ocidentais; nomeação de Josué à sucessão de Moisés; o cântico de Moisés; a bênção e a morte de Moisés.





Antropomorfismo 


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