Liturgia: Conceitos (parte I)

"Liturgia é, portanto, a salvação celebrada atualizada, acontecida e vivida."


Nesses textos vamos aprofundar um pouco mais sobre liturgia, que, do contrário do que muitos pensam, é um assunto muito complexo e extenso. Por esse motivo dividiremos o texto em tópicos para a fácil compreensão. Boa leitura!

O que é liturgia?- É ação do povo para o próprio povo. Toda a comunidade se reúne para celebrar o mistério pascal de Cristo. O documento de Medellín traz a seguinte definição: “A liturgia é a ação de Cristo Cabeça e de seu corpo que é a Igreja. Contém, portanto, a iniciativa salvadora que vem do Pai pelo Verbo e no Espírito Santo, e a resposta da humanidade naqueles que se enxertam, pela fé e pela caridade, no Cristo, recapitulador de todas as coisas. A liturgia, momento em quer a Igreja é mais perfeitamente ela mesma, realiza indissoluvelmente unidas, a comunhão com Deus entre os homens, e de tal maneira que a primeira é a razão da segunda. Se antes de tudo procura o louvor da Glória e da graça, também está consciente de que todos os homens precisam da Glória de Deus para serem verdadeiramente homens” (Medellín – lit. 9,2).

O que é assembléia litúrgica? - É um povo convocado por Deus para responder à sua Palavra em atitude de fé. É o corpo de Cristo: sinal visível do grande mistério da Igreja em toda a sua realidade. Quem convoca a assembléia litúrgica é o próprio Deus. Foi ele quem escolheu cada um de seus membros (“fui eu que vos escolhi” – Jô 15,16) por chamado especial. “Tomar-vos-eis por meu povo, e serei o vosso Deus” (Ex 6,7)
O que o povo celebra? - Como toda Celebração, a liturgia envolve um grande acontecimento: trata-se de celebrar o Mistério Pascal.
O que é Mistério pascal? - Quando falamos em mistérios de Deus queremos indicar os projetos de Deus que se realizam na pessoa de Jesus Cristo: a redenção e a salvação de todos os homens, a implantação do Reino de Deus no mundo, a participação de todos da vida e da felicidade de Deus e isso só se dá pela paixão, morte e ressurreição de Cristo  que é o centro da celebração.
O que é pascal? - Deriva-se de páscoa, que significa passagem. Portanto, mistério pascal é a passagem de Cristo pelo sofrimento e morte até a sua ressurreição-glorificação. Quando se fala em mistério pascal não se deve pensar somente em Jesus. A páscoa de Jesus está unida à páscoa do povo de Deus. A páscoa é páscoa do Cristo total: cabeça e membros.
Qual o plano de Deus na liturgia? - Deus organizou, um plano que passa pelos profetas e por Cristo chega até nós. E ele quis o prolongamento deste plano na história dos homens. A liturgia se inscreve na continuidade da Obra de Deus desde a criação até a Parusia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...