Liturgia: A história (parte II)


O que Cristo deixou determinado sobre liturgia? Ele não nos deixou nada escrito. Ele não traçou uma cerimônia, mas a Sua vida foi a cerimônia real. 
Os Apóstolos, assistidos pelo Espirito Santo, organizaram as primeiras comunidades e deram início a um culto próprio. No principio as orações, pelos cristãos, eram feitas no templo de Jerusalém, mas ao passo que frequentavam o templo, faziam reuniões nas casas dos fiéis com o jeito próprio de realização da cerimônia.
Quando se originou a liturgia? A liturgia tem sua origem na última ceia, e assim como Cristo pediu ainda hoje fazemos a cerimônia em Sua memória.
Memória de quê? Memória da Paixão, morte, ressurreição e ascensão de Jesus recordando a última ceia, pois Ele pede para que façamos isso em memória Dele.
Entre os primeiros cristãos já havia o rito da palavra? Sim, mas não de modo escrito. Primeiro era ouvida a palavra dos apóstolos e aquelas palavra era tida, pela comunidade, como palavra de Deus.
Porque o dia principal da celebração é o domingo? Porque no domingo é que Cristo ressuscita dos mortos (Mc 16, 1-8), e esse é o dia que os apóstolos, em suas tradições, celebravam o culto.
Como era celebrada a liturgia pelos primeiros Cristãos? Só é lermos (At 2, 42-47).
O que aprendemos da liturgia dos primeiros Cristãos? A liturgia não era somente falada ela era de todo modo vivida. Temos algumas lições: Constatação entre a celebração e a vivência deles, a perseverança da comunidade e a denuncia de barreiras que impedem um culto autentico. (1 Cor 11, 17-34)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...